Integração de dados e o futuro do varejo

Integração de dados e o futuro do varejo

A efetiva integração de dados online e off-line irá impulsionar o sucesso das redes de lojas durante os tempos turbulentos que virão adiante. Essa é a opinião de Guillaume Bacuvier, CEO da dunnhumby. “No futuro, um dos principais ativos de um varejista serão os dados à sua disposição e a capacidade de utilizar esses dados para ganhar vantagem competitiva”, disse Bacuvier durante o World Retail Congress Asia Pacific, em Hong Kong.

“Desenvolver o maior conjunto possível de dados sobre o que os clientes fazem é um imenso salto à frente dos concorrentes, e poucas empresas têm essa capacidade atualmente”, afirma. Embora o uso efetivo dos dados do e-commerce seja um assunto importante na pauta do varejo, Bacuvier revela que os dados do varejo off-line também são fundamentais, uma vez que é nas lojas físicas que acontece a maior parte das transações, especialmente na Ásia. É essencial usar os dados dos clientes para tornar a comunicação com o cliente mais personalizada.

“Você está usando seu entendimento dos clientes para assegurar que cada ponto de contato com o consumidor seja dirigido pelos dados e pela ciência? Saia do padrão das promoções massificadas e invista em ações personalizadas, garantindo que cada anúncio seja o mais personalizado possível”, recomenda o executivo.

Apesar de muitos varejistas contarem com uma ampla base de dados de consumo de seus clientes, eles não possuem o conhecimento especializado necessário para extrair o máximo dessas informações. De acordo com Bacuvier, a chave para o sucesso futuro é criar na empresa uma cultura focada em dados, o que inclui contratar as pessoas certas. “Sua empresa precisa, do CEO ao funcionário mais júnior, ter como foco o uso de dados para a tomada de decisões – e isso é, provavelmente, a coisa mais difícil a fazer”, finaliza.

(Publicado originalmente em inglês no site da WARC)

The latest insights from our experts around the world

Ready to get started?

Speak to a member of our team for more information

Contact us